CORPO EM DESENCANTO - MARTINS MORAIS

CORPO EM DESENCANTO

Martins Morais

Um aperto, um afago e o apreço,

Que sobrepõe o fogo e intriga a mente escancarada;

Revira a casa do corpo

Incandesce a voz aveludada quase em eco...

E enche de lava a alma pura

Da extrema sensação pulgente,

Cheia de fel e ternura.

Um tempero adocicado de aurora

Páira nos pulmões dos apaixonados:

Que sofrem a hora da despedida,

Que amam o segundo após a chegada,

Que reviram as gavetas da vida e

Adormecem ao léu à espera da amada.

Um minuto é eterno

E etérea é a hora em que juntos os corpos se enchem,

Se encostam e tremem

- simultâneos...espontâneos...quentes...safos!!!

O corpo esbelto aos olhos doutro torna-se nuvem

E o entardecer dentro daquele tempo de graça

É quase que um universo por completo...

...em chamas...e em caos.

A paixão reluzente é mais que uma forma,

Mais que meias palavras,

Mais que meros sentimentos.

É uma inteira possibilidade de ver além de horizontes púrpuros,

Com binóculos mágicos, divinos,

A nossa própria alma que se estampa nas paredes da vida.


DIAMANTINA

WARLISSON DE FÁTIMA SANTOS


“Diamantina é uma jóia rara”

Assim começa uma canção

Quem nasceu em Diamantina é artista

Músico, poeta ou artesão!


Diamantina, uma jóia rara

Raro prazer do sim e do não

Terra onde os diamantes “deixaram tristeza”

Quantos de nós não vivemos em vão!


Diamantina, jóia rara

JK nos faz orgulho da nação

Todo ano tem a sua medalha

Mas a vida não muda não.


Diamantina rara

Cidade da loucura perdida,

Do beco do mota da vida,

Da desigualdade que assola o país!


Diamantina

Deusa da grande canção,

Dona de Minas, do País e do Mundo

Acima de tudo,

Orgulho deste cidadão!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Poemas de diamantinenses


DIAMANTINA
Elenice Veloso

Existe uma senhora tão charmosa
Que derrama teus cabelos
Por entre estas serras
Que reverencia aquele que chega
Num olhar sedutor
Ai daquele que se entregar
Viverás aqui preso
Às mazelas desse amor.
Então se banharás nas cachoeiras
Como batismo inicial
Cantarás serenatas
Abrindo as portas para o amanhecer
Verás magia nas pedras
E mistérios no ar
Contarás histórias centenárias
Como se descrevesse a própria vida
Assim, de mãos dadas pelas noites
Vais jurar amor eterno
Desprendido do teu lar
Permanecerás então por aqui
E pedirás que ao morrer
Deite o teu corpo pela campina
Que em paz ficarás
E quando a noite chegar
Algum seresteitro vai dedilhar
A canção que outrora Te ensinou a cantar.



Majestosa
Gilson Nunes

(Pág. 33 do livro Parto Literário 2006)
Receba esta poesia, Rainha
Ela foi feita para você

Você existe e eu existo
Por isso insisto

Receba esta poesia, Rainha
Ela foi feita para você

Ela não diz nada
Também não era para dizer

Mas seu reles súdito
Insiste em oferecer

Receba esta poesia, Rainha
Ela foi feita para você.


Ela
Esmeralda Silveira

O corpo se alonga

a vida prova

ingênua, sensível

é lua nova

O ventre se expande

espasmos presentes

passado , futuro

é lua crescente

A volúpia se esvai

aconchega o amante

languidamente

é lua minguante

Explode em luz

o filho prantea

beijo profundo

é lua cheia


De “autos” o inferno está cheio
Jimmy Andrade

Maldita humanidade autoconfiante demais
A autoestima exagerada de certas pessoas fede
O equilíbrio superequilibrado de outros, então, dá nojo.
Perdeu-se o sentido da necessidade, da vontade, da tristeza.

De que sou bom nisso e naquilo eu não quero ter certeza
E eu não quero encantar ninguém mostrando que eu sou autossuficiente
Eu já me cansei dessa lição eterna de que só ficamos bem quando estamos bem
Eu quero o bem aqui e agora! Eu quero porque - mais que merecer - eu preciso!

Eu tenho pena de quem tem demasiada autoestima para ter momentos de solidão
Eu me sinto feliz quando conheço alguém que conhece o apego
Feliz é de quem vive sofrendo, porque sabe quando está chegando aos céus.
Feliz é de quem chora, reclama, escreve, faz poesia, compõe. E ama.

Porém, triste é viver assim sempre, sem sequer uma recompensa.
E, triste, desafio agora os céus, o triste Brasil, o triste mundo inteiro...
Vamos lá! Abracadabra! Apareçam companhias, risadas e saúde mental.
Eu duvido que isso apareça na minha frente

E não vai aparecer!
O mundo está realista demais pra deixar um conto de fadas acontecer…


FALANDO DE AMOR
Gilson Nunes Nunes

Hoje meu coração me deu uma ordem difícil de cumprir
Ele ordenou-me que falasse de você
Mas eu não sabia como fazê-lo
E você, coração...
Acha que pode vir me dando ordens?
Sim. Eu posso, pois sem mim você não viveria
Ainda assim eu não sabia como falar de você
Então comecei a falar daquela força poderosa
Que move todos os seres, que é paciente, tolerante e prudente
Daí meu coração antes entristecido
Sorriu naquele instante
Só então que descobri que eu estava falando de amor
E falando de amor falei também de você.

Poema sem graça
Autor: Martins Morais

Digo, não sinto,
Só quero te terObliquo o que minto
Sincero o viver

Sorrindo pra tudo
Sem nada dizer
Sem rumo o futuro
Sem graça o meu ser

Redondo o mundo
Quadrado não te ver
Derreto o meu tudo
Mesmo sem querer

A fumaça das lembranças
Faz meu coração doer
Deixam em cinzas as crianças
Que habitam meu bel viver

Rasgo o véu deste universo
Que embola o coração
Deixa em paz este meu verso
Que ruge como trovão

Os caminhos que percorro
São fáceis de entender
Passam detrás deste morro
Moram depois do seu ser

Andam sob nuvens castas
Desabrocham o meu dizer
Caem dentro de canastras
Rezam para amanhecer

Rugem também os devassos
Que no devaneio se vão
Deixando para trás os passos
Desmaiando na amplidão.



Nenhum comentário: